Em qualquer negócio, conhecer as tendências atuais de consumo é crucial para construir um negócio de sucesso. Uma empresa não pode sobreviver adequadamente se o proprietário ignorar os desejos e necessidades dos consumidores.
Se o proprietário estiver em sintonia com as tendências de consumo e souber quais produtos capitalizar e quais estratégias de marketing implementar, a empresa pode prosperar.
Nenhuma indústria tem as mesmas oscilações nas tendências de consumo como a indústria de alimentos. As tendências significativas para produtos de padaria têm aumentado e existem algumas que se destacam como as mais importantes. Confira a seguir.
Sabor
Uma das tendências mais importantes (e mais óbvias) em constante mudança é o gosto entre os consumidores de produtos de panificação.
Embora existam outros fatores importantes, como saúde e aparência, o sabor do produto pode fazer ou quebrar uma empresa e deve ser mantido na vanguarda das prioridades de todos os padeiros.
Cabe ao padeiro empreendedor tentar descobrir se sua base de clientes está mais interessada nos sabores tradicionais ou se tem clientes com paladares mais ousados.
Alinhar sabor, textura e aparência é muito importante. Muitas vezes as pessoas estão dispostas a gastar mais dinheiro em um produto dependendo da aparência.
Além disso, a maioria dos clientes gostam de experimentar as texturas dos itens que compram. Isso é especialmente importante para certos tipos de produtos pães que atendem a restrições alimentares, como sem glúten ou vegan.
Isso nos leva ao próximo ponto, que se relaciona aos componentes de saúde dos produtos de panificação.
Saúde
A busca por alimentos saudáveis se expandiu para além da simples retirada de ingredientes como xarope de milho rico em frutose ou corantes artificiais.
Hoje em dia, os ingredientes naturais estão no topo dos desejos e necessidades dos consumidores. O equilíbrio que um padeiro deve encontrar é o “ponto ideal” entre saudável e saboroso.
Ingredientes saudáveis tendem a ter um sabor ligeiramente diferente do que os ingredientes mais típicos que engordam. Grãos, frutas, nozes, cacau e adoçantes naturais podem fornecer ao padeiro a habilidade de andar nessa linha tênue.
Frescor
O frescor não é necessariamente uma tendência nova, mas sua popularidade disparou nos últimos anos. Na verdade, a maioria dos consumidores costuma associar frescor com qualidade.
Isso é especialmente realizado por padarias de varejo, mercearias ou qualquer empresa que venda produtos de panificação. O consumidor começou a pensar nas seguintes questões antes de fazer qualquer compra:
- Quando o produto foi preparado?
- Qual é a data de validade?
- Qual é a textura, gosto ou aroma?
- Como o item é embalado?
Como acontece com qualquer empresário, um padeiro deve estar em sintonia com as últimas tendências em hábitos e necessidades do consumidor.
Se um padeiro deseja se manter à frente de sua concorrência, ele precisa saber como aproveitar adequadamente cada nova tendência.
Um padeiro é tão bom quanto sua clientela e se não acompanhar as tendências em constante mudança é provável que as chances de sucesso diminuam.
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