O Brasil é o terceiro país em consumo de panetones, atrás apenas de outro país da América do Sul, o Peru, e do berço dessa iguaria deliciosa, a Itália. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), no ano de 2019 metade dos brasileiros comeu panetone, cerca de 440 gramas per capita.
Em 2019 a ABIMAPI encomendou uma pesquisa sobre os hábitos de consumo de panetones. Foram acompanhados 11.300 domicílios (universo de 52 milhões de famílias espalhadas pelo Brasil). De acordo com a pesquisa, em 2018 foram vendidas 39 mil toneladas de panetone, 2,5% a mais que em 2017, e o setor faturou cerca de R$ 700 milhões. Cerca de 20% dos lares brasileiros foram presenteados com o produto no Natal de 2018. Com relação aos segmentos mais consumidos, o destaque fica com os tradicionais, com 77% do volume em vendas, seguidos dos recheados, com 20,4% a – chocolate é o recheio preferido da população.
Com a proximidade do Natal, o panetone já está em todas as prateleiras de supermercados e padarias e também pode se tornar uma excelente opção de renda extra para quem quer lucrar no fim de ano. Aproveitando a comodidade da internet, o Chef Rafael Marcellino preparou um treinamento detalhado para quem quer se destacar na venda do doce mais popular do Natal. Com aulas detalhadas, o Chef Rafael mostra todos os segredos do autêntico panetone italiano, feito com fermentação natural e que pode ser produzido com os equipamentos que você tem em casa. Conversamos com o Chef e trouxemos algumas dicas quentíssimas para aqueles que querem saber os ingredientes do sucesso. Confira a seguir.
5 Chefs: Você já vive da comercialização de pães artesanais, já tem um nome no mercado com sua própria marca. Para quem está começando agora, em plena pandemia, qual sua sugestão para ter renda extra no final do ano?
Rafael: O ano de 2020 está sendo desafiador para todos nós, temos que manter nosso pensamento otimista, olhando para frente e buscando qualificação para nos aperfeiçoarmos e conquistarmos independência financeira. Quando eu comecei passei por várias dificuldades, pois não tinha experiência com alimentação. Eu saí do mundo corporativo para a cozinha da minha casa fazendo muffins e pães com o forno caseiro e a batedeira que eram da minha mãe. Com o conhecimento que adquiri em cursos pude melhorar meus produtos e ter mais retorno financeiro. Para quem busca uma oportunidade de ganho extra no Natal minha dica é vender panetones. O brasileiro ama panetone e, além de ser uma sobremesa deliciosa, é uma bela forma de presentear amigos e familiares com algo gostoso e feito artesanalmente.
Aproveite essa oportunidade única. Clique AQUI e conheça o Curso de Panetone Tradicional italiano do Chef Rafael Marcellino
Agradecimentos à ABIMAPI pelas informações sobre consumo de panetone no Brasil.