Os consumidores de hoje têm centenas de opções para praticamente todas as necessidades de suas vidas, incluindo alimentos.
Você sabe que seus quitutes agradam o paladar, mas como convencer as pessoas que ainda não conhecem seu trabalho?
A melhor maneira é começar a anunciar onde eles já estão, ou seja, na internet. As possibilidades de publicidade digital são infinitas, e aqui apresentamos algumas estratégias de marketing online para ajudá-lo a começar a usar seu site e opções pagas de anúncios com todo o potencial possível.
Estratégias de marketing de site para padeiros e confeiteiros
O que faz um site se destacar? Pense nisso do ponto de vista de um consumidor potencial. Eles estão acessando o seu site porque já experimentaram seu produto e querem ver se você está oferecendo algo novo, se ouviram falar de você por meio de um amigo ou estão pesquisando na web por pães e doces da região.
Independentemente de como eles encontram seu site, seu objetivo deve ser convencê-los a ir até a fazer pedidos. Veja como:
1. Navegação simples
A maioria dos visitantes acessa seu site em busca de informações básicas, como sua localização, horários e ofertas, portanto, torne o mais fácil possível para eles encontrarem essas coisas. A melhor maneira é incluí-los no final de cada página, além de criar um sistema de navegação bem básico para todo o resto.
Você deve ter certeza de ter uma barra de navegação limpa e objetiva na parte superior de cada página para que os usuários possam encontrar exatamente o que procuram em cada local de seu site. Você pode organizar suas páginas com mais precisão criando menus suspensos em cada um dos menus da barra de navegação.
2. Fotos
Fotos de aparência deliciosa às vezes podem ser tudo o que você precisa para fazer alguém vir à comprar de você e são muito mais atraentes do que texto. Por causa disso, certifique-se de incluir algumas imagens, fotos de seus pães, bolos, sobremesas e tudo mais de delicioso que você sabe fazer.
O mais importante a lembrar ao escolher as fotos é que elas precisam ser exemplos reais do seu trabalho. Nem é preciso dizer, mas nunca use fotos de banco de dados. Você pode pensar que está economizando tempo, mas se as fotos em seu site não se parecerem com o que você vende, os clientes se sentirão enganados. Mesmo algumas fotos rápidas tiradas em um smartphone são melhores do que fotos que não são autênticas.
3. Descrições
Além de fotos, adicione descrições de seus produtos de panificação ao seu site. Isso é importante porque tem a chance de que suas fotos não carreguem bem para determinados usuários e também ajudará os mecanismos de pesquisa a entender seu site.
Mesmo os motores de busca mais avançados, como o Google, não conseguem processar imagens como olhos humanos. Portanto, mesmo que você inclua uma centena de fotos de cupcakes especiais, o Google não conseguirá descobrir que seu site é um ótimo resultado para quem pesquisa “cupcakes”.
4. Informações de compra
Certifique-se de incluir informações sobre onde e como as pessoas podem comprar seus produtos. Eles precisam fazer pedido com quanto tempo de antecedência? Eles podem fazer pedidos online? Eles podem fazer pedidos maiores para eventos?
Torne o processo de compra o mais claro possível e sempre inclua um mapa e um número de telefone em caso de confusão.
5. O que o diferencia
Por mais única que seja seu negócio, o fato é que existem muitas padeiros e confeiteiros por aí com opções semelhantes. Quando seus clientes em potencial estão navegando no seu cardápio online, você precisa mostrar a eles o que o diferencia.
Que especialidades você oferece? Suas receitas fazem parte de uma tradição familiar? Você tem uma história de fundo interessante? Você não precisa escrever uma explicação do tamanho de um romance, mas deve fazer um esforço para mostrar aos visitantes exatamente por que eles devem escolher você em vez de seus concorrentes.
É claro que, ao escrever seu texto de venda e incluir imagens, você deve fazer a otimização para mecanismos de pesquisa ou SEO. Isso ajudará o Google e outros motores de busca importantes a encontrar seu site rapidamente e ajudará a melhorar a classificação de sua página.
Se você não tiver certeza de quais palavras-chave são mais adequadas para sua empresa, pense em como você pesquisaria para encomendar um pão feito em casa ou um bolo de aniversário.
Quais palavras-chave você inseriria no mecanismo de pesquisa? Existe alguma palavra-chave de cauda longa (aquelas que incluem frases ou localizações geográficas) que pode valer a pena otimizar em uma ou duas páginas? Faça alguma pesquisa primeiro e, em seguida, inclua essas palavras-chave para obter as melhores chances de uma boa classificação.
6. Dica extra
Você ainda pode estar na dúvida em ter seu próprio site, por isso, lembre-se: seu site é sua casa própria na internet. Seu site suas regras. Por mais que você tenha perfil em redes sociais, nelas você e seu negócio sempre terão que seguir normas dessas plataformas, ou seja, será sempre o inquilino e não o proprietário.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Conheça os segredos para tirar fotos de pães e bolos de dar água na boca
Fotografar comida pode ser um pouco mais difícil do que parece. Suas fotos vão melhorar com a prática, portanto, comece...
Como incentivar o marketing boca a boca e impulsionar as vendas de pães e doces caseiros
Se seu negócio de pães e doces caseiros está passando por dificuldades ou você deseja levar as vendas para um...
A importância do marketing em tempos de crise
Especialistas em marketing dirão que cortar custos de divulgação é uma decisão de negócios desastrosa, e eles estão certos. Isso...
Como usar o Instagram para vender bolos
Você sabia que o instagram pode ajudá-lo a obter mais vendas e clientes? Nos últimos anos, o Instagram tem se...