Na era digital de hoje, praticamente tudo está presente online.
De suas padarias e cafeterias preferidas até receitas renomadas, você pode descobrir de tudo. Este fácil acesso online torna essencial que padeiros e confeiteiros estejam presentes nas redes sociais.
Todos os dias ouvimos como é importante ter uma estratégia de marketing de mídia social de sucesso para o negócio de alimentação, ainda assim, muitos chefs perdem grandes oportunidades de negócios e afastam clientes com sua presença fria nas redes sociais.
Se esse for o seu caso, temos boas notícias! Esse artigo é para você.
O marketing de mídia social bem-sucedido é como cozinhar, você precisa entender os fundamentos, ter as ferramentas certas para cozinhar, saber os ingredientes certos e ter a confiança para seguir uma receita com um toque de criatividade.
Este artigo é uma referência para padeiros e confeiteiros que buscam começar nas mídias sociais, desenvolver uma estratégia online eficaz ou incrementar a presença online que já existe para impulsionar os negócios e a reputação da marca.
Por que todo negócio de panificação e doces precisa estar nas redes sociais?
Se você não é ativo nas redes sociais, está perdendo uma grande base de clientes. A mídia social é uma maneira fácil de conquistar clientes.
De acordo com pesquisas, 61% das pessoas descobrem sobre restaurantes, padarias e outras lojas de alimentos por meio das redes sociais. Apenas em segundo lugar para o boca a boca ou recomendação de amigos.
O marketing de mídia social, nos últimos anos, se tornou uma parte inerente da estratégia de marketing para padeiros e confeiteiros.
Então, como você comercializa sua produção nas redes sociais?
Configure seus perfis para o sucesso
Seu perfil é a primeira coisa que as pessoas veem quando procuram seus pães e doces nas redes sociais. Assim, garanta a criação de um perfil perfeito com informações precisas, abrangentes e atualizadas, como sua localização, horário de entrega e detalhes de contato.
Além disso, você também pode incluir informações como seu site, ofertas ou promoções, etc, dependendo da rede social. Quanto menos cliques forem necessários para descobrir sobre seu negócio, melhor.
Enquanto o Instagram e o Twitter fornecem um conjunto limitado de palavras para incluir na biografia do perfil, o Facebook, por outro lado, permite que você insira informações, incluindo horário de funcionamento, endereço e opções de mensagens automáticas.
Redes sociais eficazes para venda de pães e doces
O marketing de mídia social para padeiros e confeiteiros é uma ótima maneira de gerar reconhecimento de marca e reputação online. Para um negócio de alimentação, é essencial estar disponível em todos os principais canais de mídia social que permitam que você compartilhe imagens que são o coração e a alma de seu empreendimento.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é especialmente importante quando se trata de marketing de mídia social para negócios locais.
É uma ferramenta online gratuita que permite que proprietários de empresas marquem seus negócios no Google Maps, permita que as fotos dessa empresa sejam rotuladas por meio de informações de GPS e, acima de tudo, é o que capacita seus clientes a utilizarem as avaliações do Google.
Estar presente no Google Meu Negócio ajudaria a melhorar as classificações de pesquisa do Google sobre seus produtos, fazendo sua empresa aparecer em uma pesquisa do Google.
Instagram e Pinterest
Quando se trata de mídia social, Instagram e Pinterest são ótimas plataformas para mostrar todo o potencial que sua marca possui. Ambas são plataformas baseadas em imagens de qualidade, talvez as mais populares para produtos alimentícios.
Publicar ótimas fotos é um pré-requisito dessas plataformas, que ajudará a atrair mais visitantes, colaborar com influenciadores, interagir efetivamente com sua comunidade online e, eventualmente, ganhar mais dinheiro!
Facebook e Instagram
O Facebook e Instragram continuam sendo mídias sociais muito populares. Portanto, você precisa absolutamente de uma página nessas duas plataformas para divulgar seus pães e doces.
Certifique-se de traduzir a identidade da sua marca por meio da página, mantenha uma voz consistente da marca em suas postagens e familiarize-se com as diferentes opções de postagem. Agregue valor aos seus seguidores postando informações úteis, dicas, descontos e promoções especiais.
O Twitter é uma das plataformas mais populares e é ideal para todos os tipos de postagens compactas que os clientes irão apreciar. Você pode usar o Twitter para criar:
• Pesquisas simples e divertidas sobre novas criações em potencial.
• As pesquisas do Twitter são uma ótima maneira de obter feedback e mais visibilidade.
• Tuítes interativos fazendo perguntas. A primeira pessoa que acertar a resposta receberá uma amostra ou desconto.
• Anuncie novos produtos com uma descrição curta, porém detalhada.
• Tweets que oferecem códigos de desconto exclusivos.
Crie uma estratégia de postagem em mídia social para seu negócio
E cumpra! Sim, você leu certo.
Não há nada pior do que um cliente olhando suas páginas de mídia social e descobrir que você não posta há meses!
O feed de notícias se move muito rápido, então você precisa estar visualmente ativo nele se quiser permanecer relevante na mente do seu cliente.
Assim como sua padaria produz produtos frescos diariamente, certifique-se de ter uma programação de postagem que você e sua equipe possam manter e dar ao seu público um lembrete sobre sua presença.
Dica Profissional – Projete as postagens de mídia social com uma semana de antecedência e agende todas elas de uma vez usando uma ferramenta de publicação e programação de mídia social como o MLabs.
Fazer isso ajudará você a entregar com eficiência todo o seu conteúdo de mídia social nos melhores horários de postagem.
Escolha ótimas imagens para postar nas redes sociais
Publicar fotos de forma consistente e regular lembrará aos consumidores de pedir aquele novo sabor de cupcake e os fará voltar rapidamente.
Mas cuidado, a qualidade de suas fotos e vídeos reflete a qualidade dos produtos para o cliente online, portanto, certifique-se de que as fotos sejam de excelente qualidade.
O marketing de mídia social para alimentos vive e morre pela qualidade de suas fotos. Portanto, nunca comprometa a qualidade dos recursos visuais que você usa.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Conheça os segredos para tirar fotos de pães e bolos de dar água na boca
Fotografar comida pode ser um pouco mais difícil do que parece. Suas fotos vão melhorar com a prática, portanto, comece...
Como incentivar o marketing boca a boca e impulsionar as vendas de pães e doces caseiros
Se seu negócio de pães e doces caseiros está passando por dificuldades ou você deseja levar as vendas para um...
A importância do marketing em tempos de crise
Especialistas em marketing dirão que cortar custos de divulgação é uma decisão de negócios desastrosa, e eles estão certos. Isso...
Como usar o Instagram para vender bolos
Você sabia que o instagram pode ajudá-lo a obter mais vendas e clientes? Nos últimos anos, o Instagram tem se...