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Como incentivar o marketing boca a boca e impulsionar as vendas de pães e doces caseiros

Use essa estratégia para que seus clientes continuem voltando e tragam mais clientes.

19/10/2020
dentro de Marketing
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Se seu negócio de pães e doces caseiros está passando por dificuldades ou você deseja levar as vendas para um novo patamar, empregar técnicas de marketing pode ajudar a melhorar sua base de clientes.

Uma das melhores formas de publicidade para padeiros e confeiteiros é o bom e velho boca a boca.

Por que as estratégias de marketing boca a boca são tão importantes

Os consumidores sempre estiveram mais propensos a confiar em um amigo ou familiar com uma recomendação do que qualquer outra coisa.

Na verdade, mais de 90% dos compradores têm maior probabilidade de confiar em uma recomendação pessoal do que em qualquer outra forma de marketing. E isso faz sentido.

A pessoa que indica ou recomenda uma empresa normalmente não tem incentivo para fazê-lo. Além disso, torna a experiência de compra mais agradável, pois também adiciona uma experiência compartilhada.

Uma recomendação direta a um determinado produto ou negócio é uma ruptura com a enxurrada de marketing tradicional que quase todos no século 21 enfrentam diariamente.

A maioria de nós provavelmente preferiria uma indicação de um amigo do que do duvidoso algoritmo baseado em dados da internet.

Ao contrário de outras tendências de marketing, esta é uniformemente apreciada em todos os grupos demográficos. A propaganda boca a boca pode ser o maior fator motivador de compras.

De fato, a publicidade boca a boca é responsável por cerca de um quarto de todas as compras. E é ainda mais influente quando um consumidor está comprando um produto pela primeira vez ou se for uma compra mais cara. Confira o que fazer para que seus atuais clientes falem bem de seu negócio e tragam novos clientes.

1. Torne o atendimento ao cliente excepcional

Um bom atendimento ao cliente é absolutamente o passo mais importante para gerar um boca a boca mais positivo em torno de sua marca. Um ótimo atendimento ao cliente pode até mesmo obter referências positivas nos casos em que o cliente ficou decepcionado com o produto.

A maioria de nós já teve experiências em que não ficou totalmente satisfeito com a compra. Mas um funcionário compreensivo que tornou o processo de devolução ou troca fácil e rápida deixou uma impressão duradoura.

Lembre-se de que excepcional é o que você deve buscar. Deixar o seu atendimento ao cliente se destacar é uma grande ajuda. Além disso, uma abordagem mais pessoal do atendimento ao cliente é uma ótima maneira para as pequenas empresas competirem com os grandes varejistas.

Concentre-se em mostrar a cada cliente que ele é importante, ouça suas reclamações e comentários e esteja pronto para oferecer um atendimento consistente a cada comprador.

2. Melhore seus produtos e benefícios de fidelidade

Além de fornecer um serviço excepcional, você também pode encontrar maneiras de melhorar seus produtos, promoções e recompensas de fidelidade.

Fazer seu negócio de pães ou doces se destacar com os produtos exclusivos é uma maneira estratégica de fazer seus clientes começarem a falar bem sobre você.

Da mesma forma, mantenha a experiência de compra interessante com ótimas promoções e vendas. Ofereça aos seus melhores clientes benefícios excepcionais com seu programa de fidelidade.

3. Torne o contato fácil

Uma frustração comum entre os compradores é que é difícil encontrar negócios. Abra várias linhas de comunicação possíveis para seus clientes existentes ou potenciais.

Inclua um número de telefone e e-mail em sua página do Google Meu Negócio e em todas as contas sociais. Seja proativo e envie emails ou mensagens de Whats App para acompanhamento após uma compra online para que a linha de comunicação com seus clientes já seja iniciada.

Apenas certifique-se de que, seja qual for o canal de comunicação que você oferece, você ficará ativo e respondendo a toso contatos.

4. Gerenciar suas páginas de revisão

Sempre fique atualizado com todos os sites de avaliação que apresentam sua empresa. É fundamental reunir comentários para apoiar sua presença online e confiabilidade, mas é igualmente importante se comunicar com os clientes assim que um comentário é feito.

Claro, se você perceber que alguém tem um problema com uma experiência de compra ou com um determinado produto, use o formato de avaliação como uma forma de se desculpar e oferecer ao cliente algo de valor.

Não só ajudará a melhorar a situação para aquele comprador individual, mas também mostrará a outros usuários que sua empresa oferece um excelente atendimento ao cliente.

Responda prontamente a comentários positivos também. Agradeça aos clientes que dedicaram seu tempo para reconhecer e recomendar sua empresa.

É uma grande oportunidade de mostrar seu apreço e possivelmente oferecer uma pequena recompensa por sua fidelidade. E se você precisar obter mais avaliações, incentive o feedback dos clientes com prêmios, descontos ou brindes.

5. Seja ativo em sua comunidade

Seja proativo ao se manter envolvido em eventos da comunidade. O boca a boca é amplamente divulgado localmente e os eventos comunitários são quase exclusivamente locais.

Não há maneira melhor de fazer as pessoas da região falarem sobre o seu negócio do que participando de eventos, mantendo a política de boa vizinhança e fornecendo mais valor à cidade.

  • Vá a festas e feiras da cidade ou bairro.
  • Patrocine times locais.
  • Organize uma noite de degustação em um bar local.
  • Compre um estande em um evento de caridade.
  • Doe itens para atividades beneficentes.
  • Faça parceria com outras empresas locais para promover uma causa compartilhada.

Existem muitas maneiras de se envolver, e a maioria delas é divertida. Aproveite o máximo que puder.

6. Use influenciadores online e ofereça recompensas por indicação

Comece a obter mais publicidade boca a boca por meio de suas mídias sociais e site:

  • Faça parceria com outras empresas que compartilham pontos de vista e ética semelhantes e vendem produtos promocionais cruzados.
  • Permaneça ativo regularmente e incentive o envolvimento do usuário.
  • Use questionários, jogos, concursos e prêmios para ajudar a estimular mais discussões sobre sua marca.
  • Encontre influenciadores relevantes que podem querer divulgar seu produto em suas páginas de mídias socias ou blogs.

Não importa como você obtenha referências, oferecer recompensas por elas garantirá que você receba mais.

Construir uma base sólida de avaliações e reunir mais seguidores nas redes sociais crescerá mais rápido se você incentivar mais ações de seus clientes.


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