Se você decidir abrir um negócio de pães ou doces no qual possa mostrar seus talentos, desenvolver um plano de negócios para sua nova operação é vital.
Como você sabe, a competição entre profissionais da alimentação é acirrada, e parte de um plano de negócios é poder criar também um plano de marketing eficaz e sólido. Aqui estão cinco etapas de negócios e marketing que devem ser integradas ao seu plano.
1. Identifique e determine o seu mercado-alvo exato
Padeiros e confeiteiros mais bem-sucedidos conhecem exatamente o seu cliente-alvo. Os profissionais que falham são aqueles que tendem a não ter uma definição de quem pode precisar de seus produtos e serviços, por isso é importante saber quem é seu mercado-alvo antes de abrir seu negócio.
Você deve ser capaz de identificar seus clientes em potencial (por exemplo, famílias com filhos, solteiros, crianças, idosos, estudantes universitários e executivos) que visitarão e comprarão de você.
A maioria dos padeiros e confeiteiros têm clientes que moram ou trabalham em um raio de cinco a oito quilômetros de sua localização.
No mercado atual, os profissionais de alimentação têm que competir com restaurantes, lojas de conveniência, supermercados e mercearias, pois todos eles vendem produtos de padaria frescos e embalados.
2. Pesquise seus concorrentes
Agora que você sabe quais tipos de consumidores estão em sua área, descubra onde seus concorrentes estão localizados. Cada cafeteria, restaurante ou padaria tem concorrência. Entender o que é único e o que diferencia seu negócio de seus concorrentes ajudará você a criar um plano de negócios e marketing eficaz.
Conduza uma pequena análise competitiva fazendo algumas pesquisas em sua comunidade local. Tente limitar sua pesquisa à sua área imediata. Visite alguns de seus concorrentes diretos, examine seus produtos ou serviços, anote e tire fotos do que está funcionando e do que não está.
Elabore um plano de perfil de competição e reúna algumas informações como: nome, endereço, horário de funcionamento, tema, preços, cardápio, produtos de varejo, decoração, embalagem, merchandising, serviços, site e plataformas de mídia social.
3. Determine sua vantagem competitiva
Agora que você sabe o que seus concorrentes estão fazendo, tente determinar sua vantagem competitiva. O que o ajudará a se destacar de seus concorrentes?
Por exemplo, seu negócio fará entregas em dias e horários diferentes da concorrência? Você terá o melhor preço, os melhores e mais exclusivos produtos de padaria e confeitaria ou o melhor item exclusivo que o fará se destacar na multidão?
Ao verificar de perto seus concorrentes, procure produtos e serviços que eles possam não fornecer e considere oferecê-los para atrair clientes em potencial, isso ajudará a ter uma vantagem sobre outras empresas em sua área.
4. Desenvolva uma Proposta Única de Valor (PUV)
A Proposta Única de Valor, é o que tornará seu negócio diferente de todas os outros em sua área.
Para se destacar no mercado acirrado de hoje, todo negócio de alimentação precisa de um PUV forte para seus produtos e serviços. Se você ainda não fez isso, é hora de dizer a seus clientes em potencial precisamente por que eles devem escolher sua empresa em vez de seus concorrentes.
O que o diferencia de seus concorrentes? Algo que você oferece e faz que ninguém mais faz? O que você acha que torna seus pães e doces únicos? Seus produtos de panificação ajudarão seus clientes a ter uma vida melhor e mais saudável?
Você oferecerá produtos sem glúten, bolos veganos ou produtos que contenham apenas ingredientes naturais?
O que faria seus clientes escolherem seus produtos em primeiro lugar, e também por que eles escolheriam você antes da concorrência?
Você oferecerá melhores serviços, preços ou produtos?
Eles conseguirão algo que não conseguem em nenhum outro lugar, como conveniência, experiência superior e atendimento ao cliente extraordinário?
5. Comunique sua PUV
Depois de definir sua PUV, você deve decidir qual deve ser sua mensagem e como comunicá-la ao seu público-alvo.
Certifique-se de dizer a seus clientes exatamente o que a torna tão especial em seu negócio e não se esqueça de dizer a seus clientes coisas que o diferenciam da concorrência.
Certifique-se de destacar suas PUVs em seus textos de anúncio, folheto, site e plataformas de mídia social.
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