À medida que a pessoas se preocupam mais com bem-estar e qualidade de vida, cresce a procura por alternativas mais saudáveis de alimentos. Hoje, mais do que nunca, os consumidores querem saber o que comem, de onde vem e o que contém.
Esses fatores estão impulsionando o desenvolvimento de novos produtos em todas as categorias, incluindo doces e sobremesas. Adaptando-se aos novos tempos, os confeiteiros estão se concentrando na criação de doces sem laticínios, glúten, açúcar branco e outros ingredientes para atender uma nova tendência de consumo.
Sobremesas Veganas
Alguns confeiteiros têm explorado cada vez mais a indústria e inovado em doces mais saudáveis. Esses serviços vêm expandindo a base de consumidores do setor.
A sobremesa vegana vem ganhando cada vez mais lugar no cardápio de diversos restaurantes e cafés com o objetivo de atrair consumidores com preocupações dietéticas, como alergia a ovos, intolerância à lactose e colesterol alto.
Além disso, a ampla disponibilidade de leite vegetal e gorduras saudáveis impulsionou o fornecimento de sobremesas veganas.
Ingredientes importam
Um bom confeiteiro sabe da importância da qualidade dos ingredientes no resultado final de seu trabalho. Para doces saudáveis, os ingredientes fazem ainda mais diferença. Use ingredientes de alta qualidade para um produto mais saboroso que irá satisfazer o paladar de seus clientes.
Por exemplo, opte por chocolate de alta qualidade e certifique-se de que todos os outros itens sejam frescos para garantir um sabor delicioso.
Incorpore ingredientes ricos em nutrientes
Em vez de se concentrar no que cortar, por que não se concentrar em ingredientes nutritivos que podem ser adicionados à sua receita?
- Adicione frutas ou legumes – Experimente adicionar maçã, cenoura, banana e abóbora raladas ou em purê às receitas para aumentar os nutrientes, o sabor e a umidade. Você pode usar esses ingredientes para adicionar um toque extra e substituir um pouco da manteiga ou do óleo na receita.
- Experimente uma farinha integral – A farinha de trigo branca pode ser substituída por uma farinha integral ou sem glúten na maioria das receitas. Você também pode substituir até metade da farinha de trigo em uma receita por uma farinha integral sem fazer grandes ajustes na receita.
- Experimente receitas que usem farinhas menos comuns – Experimente receitas como com farinha de grão de bico ou com farinha de amêndoa, que funciona bem para crostas e pode ser incorporada à massa para dar um sabor diferenciado e fornecer nutrientes mais ricos do que a farinha de trigo comum.
- Use produtos lácteos com baixo teor de gordura ou sem gordura – Use opções de leite com baixo teor de gordura em receitas de confeitaria para contribuir com proteínas e cálcio. Considere trocar o glacê, que é altamente calórico, tem muita gordura saturada e valor nutricional mínimo, por um glacê de maior proteína feito de iogurte grego desnatado.
Reduza a gordura saturada e os açúcares adicionados
Você pode fazer isso de várias maneiras. Por exemplo, tente estas modificações:
- Troque a manteiga por um óleo saudável para o coração – Ao modificar uma receita deliciosa, geralmente você pode trocar um pouco da manteiga por um óleo saudável para o coração, como o óleo de coco.
- Reduza o açúcar – Como regra geral, você pode reduzir o açúcar em uma determinada receita em cerca de 25%, sem diferenças perceptíveis. Por exemplo, se uma receita pede 4 colheres de sopa de açúcar, reduza a quantidade para 3 colheres de sopa. Ao reduzir o açúcar, pode ser necessário aumentar o líquido em uma receita.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
5 presentes incríveis para pessoas que amam cozinhar
Você provavelmente conhece alguém que ama cozinhar, adicionando sabores diferentes a receitas testadas e comprovadas ou experimentando novos ingredientes que...
Tendência em confeitaria: invista em doces saudáveis
À medida que a pessoas se preocupam mais com bem-estar e qualidade de vida, cresce a procura por alternativas mais...
7 livros de confeitaria: obras incríveis para aperfeiçoar seus conhecimentos
1. Doces - Ladurée Dos biscoitos aos bolos, passando pelas tortas e doçuras, este livro de receitas desvela os grandes...
O que considerar ao transformar o hobby de confeitaria em um trabalho de tempo integral
Aqui estão algumas coisas para considerar antes de se tornar um confeiteiro profissional. 1. Aceite que você não é bom...