Leve a sério a organização da sua cozinha e reserve um tempo para implementar sistemas que garantam a segurança alimentar.
Ao manter as coisas sob controle e praticar os procedimentos adequados, você evita problemas, ineficiência e segurança alimentar.
A seguir estão quatro etapas para organizar sua cozinha para que operar seu negócio não interfira com seu amor por cozinhar, ou o tempo com sua família.
Planeje sua agenda
Como e quando você trabalha na cozinha vai depender do que você está fazendo. Itens enlatados como compotas e geleias podem ser feitos semanas antes da venda. Sua programação de produção para esses itens será baseada em quando os ingredientes estarão disponíveis.
Para produtos assados e outros produtos frescos, seu tempo de produção precisa estar mais próximo da venda. Se você estiver fazendo um item importante, como um grande pedido de biscoitos amanteigados para uma reunião no café da manhã em um escritório, você pode organizar tudo na noite anterior para fazer a entrega ser pontual.
No entanto, se você estiver se preparando para uma feira onde pretende vender uma variedade de itens assados, planeje sua programação de produção de acordo.
Veja se há alguns itens, como biscoitos, que podem ser feitos com um ou dois dias de antecedência para que você possa liberar um dia antes para os itens que precisam estar super frescos, como bolos caseiros ou muffins.
Estabeleça limites familiares
Embora as leis alimentares caseiras abram uma grande variedade de oportunidades de negócios para ficar em casa, integrar um negócio às rotinas domésticas estabelecidas nem sempre é fácil, especialmente se todos na família estão acostumados a ter acesso à cozinha 24 horas por dia.
Crie blocos de tempo específicos para o trabalho na cozinha de sua empresa. Embora uma criança mais velha possa oferecer ajuda, as crianças pequenas tem mais probabilidade de enfiar os dedos na massa e, portanto, devem ser mantidas fora da cozinha quando você estiver fazendo um pedido.
Reorganize sua coleção de ímãs de geladeira e publique sua programação de produção da semana para que todos possam ver. Ao planejar o seu dia, evite deixar que o seu negócio controle a sua vida. Claro, você quer cuidar de seus clientes. Mas isso não deve prejudicar sua família ou seu bem-estar pessoal.
Tenha cuidado com seu corpo
Lembre-se de que, ao cuidar de si mesmo, estará aumentando o sucesso do seu negócio a longo prazo. Sente-se e faça certas atividades em uma mesa tanto quanto possível, como decorar biscoitos. Faça intervalos de alongamento e faça alguns movimentos de ioga para fazer o sangue fluir entre uma tarefa e outro.
Saia para tomar um pouco de ar fresco, talvez dando uma volta no quarteirão ou caminhe pelo jardim.
Antes de iniciar uma sessão de trabalho na cozinha, alimente-se primeiro.
Certifique-se de comer uma refeição saudável e beber bastante água. É fácil esquecer essa etapa e depois se ver “testando” ou beliscando aqueles cupcakes que saem do forno.
Mantenha o processo de cozimento divertido. Toque um pouco de música para manter sua energia. Tente listar podcasts ou audiolivros em aplicativos de celular para tornar o tempo de trabalho mais interessante e menos tedioso.
Pratique a segurança alimentar adequada
Os procedimentos adequados de segurança alimentar são a base do seu negócio, garantindo a qualidade e a segurança do seu produto. As operações domiciliares podem ser tão seguras, se não mais seguras do que as industriais.
Muitos estados exigem alguma forma de licença de “manipulador de alimentos certificado”, semelhante ao que os funcionários de restaurantes teriam. Informe-se sobre a certificação, conheça e aplique todas as regras de manipulação e segurança de alimentos.
Mantenha as crianças fora o tempo todo quando você cozinhar ou assar para o negócio. Estabeleça limites firmes em sua família entre quando você está “trabalhando” e quando as coisas estão em “modo casa” e o espaço da cozinha volta ao espaço familiar.
Se seus filhos ainda são pequenos, isso pode exigir que você trabalhe tarde da noite ou de manhã cedo quando eles ainda estão dormindo. Você também pode tomar providências para cuidar das crianças para que possa se concentrar na cozinha.
Mantenha os animais de estimação e insetos fora de sua cozinha. Verifique os regulamentos estaduais específicos, já que alguns estados não permitem animais de estimação em casa se você estiver operando uma empresa de alimentos caseiros.
Certifique-se de que todas as telas das janelas e portas permaneçam em bom estado e sem rasgos para evitar que insetos entrem na área de trabalho da cozinha.
Manter registros de seus lotes de produtos é essencial. Você pode fazer isso manualmente em um caderno simples, onde você registra a data, o que e quanto você fez e quais ingredientes você usou. Se surgir algum problema em relação aos procedimentos de manuseio de alimentos, você terá esses registros para referência.
Manter registros soa enfadonho e detalhado, mas os documentar os procedimentos que você seguiu mostrarão que você empregou os mais altos padrões possíveis, caso surja alguma dúvida.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
5 presentes incríveis para pessoas que amam cozinhar
Você provavelmente conhece alguém que ama cozinhar, adicionando sabores diferentes a receitas testadas e comprovadas ou experimentando novos ingredientes que...
Tendência em confeitaria: invista em doces saudáveis
À medida que a pessoas se preocupam mais com bem-estar e qualidade de vida, cresce a procura por alternativas mais...
7 livros de confeitaria: obras incríveis para aperfeiçoar seus conhecimentos
1. Doces - Ladurée Dos biscoitos aos bolos, passando pelas tortas e doçuras, este livro de receitas desvela os grandes...
O que considerar ao transformar o hobby de confeitaria em um trabalho de tempo integral
Aqui estão algumas coisas para considerar antes de se tornar um confeiteiro profissional. 1. Aceite que você não é bom...